O QUE FAZER EM ITAPUÃ

O que fazer em Itapuã

Em Itapuã, o sol guia os pés na areia e o tempo passa mais devagar. Antiga vila de pescadores, Itapuã é um dos bairros mais tranquilos da agitada cidade de Salvador. Suas belezas naturais e encantos culturais inspiraram artistas como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Caetano Veloso. Praias de águas mornas e transparentes, farol com mais de 150 anos de história, manifestações culturais originais, restaurantes premiados, ecossistema de dunas, pesca artesanal, esportes aquáticos e muito mais. Conheça alguns dos melhores passeios em Salvador durante sua visita a Itapuã. 
PRAIA DA RUA K

Esse trecho paradisíaco da praia de Itapuã fica a 10 minutos a pé do Casa Di Vina Boutique Hotel, na Rua K (ou Rua da Música). O barraqueiro Reizinho oferece aluguel de stand-up, windsurf e caiaque. Consulte o horário da maré baixa quando o local vira uma verdadeira piscina natural. Em 2024, um estudo publicado pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas ranqueou as praias de Itapuã à frente das mundialmente conhecidas praias de Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro. Os critérios utilizados levam em consideração fatores como recreação, proteção, conservação e sanitarismo.
BARRACA DO LÔRO

Ambiente tranquilo com vista para o Farol de Itapuã, ao lado de piscinas naturais na maré baixa. Desde 1995, o Grupo Lôro vem integrando serviço de praia a ações de ecologia, esporte e saúde. Por oito anos foi a vencedora do prêmio de Melhor Barraca de Praia de Salvador, concedido pela Revista Veja e, por duas vezes consecutivas, também recebeu o Prêmio Gula nesta categoria. 
ESPORTES AQUÁTICOS

Desfrute de passeios deliciosos nas águas mornas e transparentes da praia da Rua K (ou Rua da Música). Nas barraca de Reizinho, você pode escolher a opção que mais lhe agradar: stand up paddle, windsurf ou caiaque. A praia da Rua K é uma piscina natural perfeita para todos os níveis de remadores. Para os mais avançados, vale uma remada de canoa havaiana para ver de pertinho a misteriosa Pedra que Ronca. O passeio pode ser agendado na recepção do hotel.
TRILHA NAS DUNAS

Ecossistema reconhecido pela Unesco, o Parque das Dunas é um oásis em meio à cidade de Salvador e está a apenas 10 minutos de carro do Casa Di Vina Boutique Hotel. Na trilha guiada por um biólogo, podem-se observar lagoas, orquídeas, além de animais como teiús, falcões e corujas. Um passeio delicioso para crianças e amantes da natureza. 
CASA Di VINA RESTAURANTE

Localizado na varanda da casa do poeta Vinicius de Moraes em Itapuã, o Casa Di Vina Restaurante é o encontro da gastronomia com a poesia. Especializado em cozinha mediterrânea e baiana, o restaurante conta em seu cardápio com deliciosas massas, frutos do mar, pizzas, carnes e receitas especiais ensinadas pela esposa baiana do poeta, Gessy Gesse, como por exemplo o Frango a Gesse e Vina e o drinque Tarde em Itapuã.  
MEMORIAL VINICIUS DE MORAES

Encantado pela diversidade da terra e embalado pelo amor à atriz baiana Gessy Gesse, Vinicius de Moraes construiu uma casa em Itapuã no início dos anos 70, vivendo aqui uma fase muito inspirada de sua vida. A casa de Vina, como os amigos apelidavam Vinicius, era frequentada por artistas e foi reduto de suas parcerias, berço de famosas canções e de parte da vasta e importante obra deixada pelo poeta. Conheça os detalhes dessa pouco conhecida história em uma visita guiada pelo Casa Di Vina Memorial e arredores. 
ACARAJÉ DE CIRA

No caminho para a Lagoa do Abaeté, está o acarajé de Cira, uma das mais famosas e tradicionais baianas da cidade de Salvador. Não perca a oportunidade de degustar todos os ricos quitutes da cultura afro brasileira: acarajé, abará, vatapá, caruru, passarinha, cocada e bolinho de estudante. 

 
RESTAURANTE MISTURA

Um dos mais sofisticados restaurantes da cidade está a poucos metros do Casa Di Vina Hotel. O Mistura nasceu em 1993 e desde então coleciona diversos prêmios em gastronomia. Seu menu conta com pratos mediterrâneos, além de adega de vinhos. Indicado para aqueles que querem uma experiência gastronômica contemporânea e elegante.
FAROL DE ITAPUÃ

Com mais de 150 anos de existência, o Farol de Itapuã é um dos mais bonitos cartões postais de Salvador. Instalado na Pedra Piraboca, na Praia de Itapuã, o monumento foi o quinto farol construído na Bahia com o objetivo de guiar as embarcações que passam pela região. O local inspirou composições de artistas como Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes. Graças aos músicos, o Farol de Itapuã se tornou conhecido mundialmente e é um forte atrativo turístico, localizado entre praias de águas calmas e quentes. O equipamento tem 21 metros de altura, uma torre metálica sobre base de alvenaria e fica a poucos passos do Casa Di Vina Boutique Hotel.
RESTAURANTE KI MUKEKA

Restaurante de comida baiana típica que serve em seu menu pratos de frutos do mar, como moquecas e ensopados, além de petiscos como acarajés e abarás. É um dos restaurantes mais tradicionais da cidade de Salvador, apesar de seu ambiente despretensioso.

FESTA DE IEMANJÁ EM ITAPUÃ

Flores ao mar, samba no pé, suor e lágrimas que lavam a alma. A Festa de Iemanjá em Itapuã é uma das mais autênticas manifestações culturais e religiosas da cidade de Salvador. Pouco conhecida pelo grande público e mais antiga que a festa do bairro do Rio Vermelho, a celebração na praia de Itapuã preserva tradição popular original e é realizada pelos próprios pescadores da região em formato familiar desde 1898. A Festa de Iemanjá acontece sempre no dia 2 de Fevereiro e percorre alguns dos pontos mais significativos do bairro de Itapuã: Lagoa do Abaeté e Colônia de Pescadores Z06 (na Praia da Rua K).

CANOA HAVAIANA & PEDRA QUE RONCA

Passeio delicioso para quem curte experiências esportivas integradas à natureza. O trajeto vai da praia da Rua K (ou Rua da Música) em direção à lendária e enigmática Pedra que Ronca, formação rochosa no meio do mar de Itapuã que na língua tupi dá nome ao bairro. Quem guia o passeio de cerca de 1h é a bióloga Priscila, fundadora do Pedra que Ronca Canoa Clube. A vivência coletiva, que vai desde a colocação da embarcação no mar a um banho relaxante em águas cristalinas, não requer grande habilidade com o remo. 

Share by: